top of page

O QUE SÃO CGHs???

     A classificação de um aproveitamento hidrelétrico varia de acordo com sua capacidade de geração de energia, podendo ser, CGH, PCH ou UHE. Vamos entender melhor suas diferenças!!!
    
     De acordo com a Resolução Normativa Nº 875 de 10 de março de 2020, o aproveitamentos hidrelétricos pode ser classificados em:
  •  CGH - Central Geradora Hidrelétrica:  possuem capacidade instalada reduzida, ou seja, sua potência é igual ou inferior a 5.000 kW (Art.4º);
  • PCH - Pequena Central Hidrelétrica: são empreendimentos cuja potência instalada é superior a 5.000 kW e igual ou inferior a 30.000 kW ou ainda, apresente área de reservatório de até 13 km², excluso a calha do Rio (Art.5º);
  • UHE - Usinas Hidrelétricas: apresentam ​potência instalada superior a 5.000 kW e igual ou inferior a 50.000 kW, desde que não sejam enquadrados como PCH e estejam sujeitos à outorga de autorização e ou possuem potência instalada superior a 50.000 kW (Art.6º)
     Desta forma, as CGHs, como é o caso da CGH Horizontina, são empreendimentos parecidos com PCHs, porém com impactos bastante reduzidos, pois geralmente não forma nenhum tipo de reservatório de água, utilizando somente a vazão diária do Rio.
     Outro fator a se destacar, é que enquanto que uma PCH demanda de um estudo de inventário hidrelétrico, que necessita de análise e aprovação da Aneel, a CGH é dispensada deste estudo, podendo ser solicitado a anuência diretamente aos órgão ambientais competentes em cada estado (em Santa Catarina, Instituo de Meio Ambiente - IMA), após a realização dos estudos necessários. Desta forma, as CGHs tem se tornado excelentes complementos das matrizes energéticas brasileiras.
     No caso da CGH Horizontina, o empreendimento contará com as seguintes estruturas:
 
  1. Estrutura de Nivelamento
  2. Tomada d'água
  3. Canal Adutor
  4. Câmara de Carga
  5. Condutor Forçado
  6. Casa de Força
Arranjo.JPG

 

Como funcionam as CGHs???

     Assim como as PCHs, as CGHs possuem estrutura semelhante, sendo que as Centrais Geradoras Hidrelétricas no entanto, possuem barragens para garantir a operação da tomada de água, e, muitas vezes, para conduzir a água do Rio para as turbinas, é implantado apenas um muro de nivelamento, dispensando a construção de grandes barreiras artificiais.

     A partir do desvio da água pela barragem ou muro de nivelamento, a água captada segue pela tomada d’água e é conduzida por meio canais e tubulações, que produzem uma pressão no rotor da turbina, que o faz girar em torno de seu eixo. Este movimento é o responsável por transferir a energia mecânica em elétrica.

     Após passar pelas turbinas, a água é integralmente devolvida ao Rio através da estrutura conhecida como Canal de Fuga.

     A energia obtiva é transportada por cabos em Linha de Transmissão e Distribuição. Antes de utilizada em residências por exemplo, a energia é transformada em baixa tesão, permitindo assim, o seu uso final.

© 2021. Preserva Consultoria e Projetos Ambientais

bottom of page