Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
O gerenciamento de resíduos sólidos envolve um conjunto de ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento (com base em critérios sanitários, ambientais e econômicos), para coletar, segregar, tratar e dispor os resíduos da melhor forma possível.
A gestão dos resíduos deverá considerar locais de acondicionamento correto, métodos de coleta, disposição final e deve ser responsável por orientar os funcionários sobre a real necessidade da correta disposição final dos resíduos.
O mau gerenciamento dos resíduos poderá acarretar em problemas e danos ambientais, como poluição do solo e dos recursos hídricos e até mesmo aparecimento de pragas e vetores.
Em empreendimentos hidrelétricos, como a CGH Horizontina, a geração de resíduos sólidos é considerada baixa, por se tratar de um empreendimento de pequeno porte. Mesmo assim, pontualmente durante a instalação das estruturas e obras civis, espera-se a geração de resíduos, como papel, papelão, plásticos, metais, madeiras, entre outros.
Neste caso, poderá haver acondicionamento temporário de resíduos em local adequado, e posteriormente deverá ser encaminhado para destinação final.
Em casos de resíduos contaminados com óleos e graxas, por exemplo, a destinação final deverá ser em Aterro Sanitário Classe I.
A partir do início das atividades de obras civis, que envolvem canteiros de obras, serão instaladas lixeiras com indicação de cores e tipologia de resíduos, para a correta separação, segregação e destinação correta.
